Banner 468 x 60px

 

O kata

A palavra kata significa forma, e se define como uma luta imaginária contra vários adversários

Os katas são a essencia do estilo de karatê, neles estão contidas as técnicas dos grandes mestres. Cada kata representa uma situação diferente éla qual o karateca está passando. Sendo que os katas só terão o seu significado realmente compreendido por aquele que os pratica com maior frequência , um grande mestre do passado disse o kata só deve ser mostrado aos outros quando ele for praticado 10.000. O kata não deve ser dublado e sim vivido, deve - se incorporar a situação para que ele possa vir a ter um proveito real para o praticante.



1. Para cada kata, o número de movimentos é fixado, eles tem que ser executados na ordem correta.

2. O primeiro movimento e o último movimento de cada Kata tem de ser executados no mesmo ponto da linha de atuação, ela tem formas variadas, dependendo do Kata, como linha reta, forma de T, forma de I, e assim por diante.

3. Existem Katas que precisam ser aprendidos e outros que são opcionais. Os primeiros são os cinco Katas Heian e os três Katas Tekki. Os últimos são: Bassai, Kanku, Empi, Hangetsu, Jitte, Gankaku e jion. Os outros Kata são: Meikyo, Chinte, Nijushiho, Gojushiho, Hyakuhachiho, Sanchin, Tensho, Unsu, Sochin e Seienchin.

4. Para executar dinamicamente um Kata, três regras devem ser lembradas e observadas: 1. o uso correto da força; 2. a velocidade do movimento, lento ou rápido; 3. a expansão e contração do corpo. A beleza, a força e o ritmo do Kata dependem desses três fatores.

5. No início e término do Kata, a pessoa faz uma inclinação. Isso faz parte do Kata. Ao fazer sucessivos exercícios de Kata, incline-se no começo e ao terminar o último kata. (OSS)

Obs : Algumas literaturas explicam que a palavra KATA não tem plural , só deve ser escrita no singular mesmo que falemos de mais de um kata. Nós abordaremos isso de forma figurada respeitando as concordancias verbais da língua portuguesa.
O pré-conceito de que o Kata é uma luta simulada perde o sentido como muitos definem, pois todos os Katas possuem objetivos técnicos, táticos e físicos, além De suas mais variadas aplicações (BUNKAI) reunindo toda magia do karate-do.



IMPORTANTE EM TODOS OS KATAS

1. SEQUÊNCIA
  - é memorização dos movimentos do Kata: sua direção, a utilização correta dos movimentos de mãos, pés, defesas, etc.. Isso requer uma boa capacidade de memorização, para que seu realize o movimento involuntariamente, sem ter que pensar para executa-lo.

2. RESPIRAÇÃO deve ser correta e cadenciada respeitado o ritmo pré-estabelecido. O organismo realiza inspirações e expirações durante a execução dos mais variados movimentos, sendo eles de fortes ou suaves, portanto a respiração correta, além de aumentar a força e a velocidade, ajuda na concentração do corpo e da mente e mantém  o karateca com melhor condição física.

3. COMBINAÇÕES E TEMPO - refere-se a um grupo de movimentos no Kata. A combinação faz com que o Kata torne-se uma série de movimentos, representando diferentes situações de lutas. TEMPO, separa as diferentes combinações. São esses dois itens que dão vida ao Kata.

4. FORMA E SIGNIFICADO
 - FORMA significa aplicar posições perfeitas em todo o Kata. Posturas e posições corretas de pernas, mãos e pés. O corpo deve estar perpendicular ao chão, os ombros relaxados, e a expressão alerta. O SIGNIFICADO servirá para que o aluno entenda com exatidão a função de cada movimento aplicá-los com convicção.

5. VISÃO -  A visão objetiva e forme significa grande concentração. Sem esse elemento, o Kata pode torna-se sem vida.. Visão firme e precisa em uma luta, poderá afetar psicologicamente o oponente. No Kata, antes de executar um movimento deve-se ter a visão absoluta para execução do movimento seguinte.


CRITÉRIOS IMPORTANTES NA EXECUÇÃO DE UM KATA 

  1. RESPIRAÇÃO
  2. RITMO
  3. FORÇA
  4. VELOCIDADE/POTÊNCIA
  5. KIME
  6. TEMPO
  7. PRECISÃO DE POSIÇÕES
  8. KIHON CORRETO
  9. PRECISÃO E DIREÇÃO DOS GOLPES (FOCO)
  10. ENTENDIMENTO DO BUNKAI (APLICAÇÃO)
  11. CONCENTRAÇÃO
  12. EQUILÍBRIO (concentração/movimento/respiração)

Fonte:  http://www.ricardoaguiar.com.br

0 comentários:

Postar um comentário